Busca Google

Publicidade Google e UOL

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Aécio Neves apoia mudanças no sistema eleitoral brasileiro

O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, defendeu nesta quinta-feira, no Congresso Nacional, em Brasília, a aprovação de mudanças no sistema eleitoral brasileiro, principalmente nas questões da instituição da chamada lista fechada de candidatos para as eleições proporcionais e o financiamento público de campanha.

"Os dois instrumentos [lista e financiamento público] significam um avanço no nosso processo político. O atual sistema eleitoral é anacrônico e privilegia o capital, o poder econômico, em detrimento do debate de idéias", disse.

Hoje, os líderes partidários reuniram-se com o presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP), e decidiram retomar a discussão sobre a votação da reforma política.

O governador disse que seria importante a aprovação dos dois itens para que as novas regras estivessem vigorando nas eleições do ano que vem, mas observou que, se houver muita resistência, o melhor é que as matérias sejam aprovadas antes das eleições municipais de 2012.

Terceiro mandato - Aécio Neves criticou a tese de aprovação de PEC (Proposta de emenda à Constituição) propondo mais uma reeleição e permitindo, assim, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva concorra a um terceiro mandato. "Do ponto de vista da democracia, é um retrocesso e eu acho que o presidente Lula não estaria disposto a comandar (essa proposta). Ele sabe o preço político de uma ação como essa."

Nenhum comentário:

Postar um comentário